28 de Abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril de 2008), é uma campanha internacional destinada a promover tanto a saúde e a seguança no trabalho como o trabalho decente. Assim como nos anos anteriores, este ano se organizarão atividades em todo mundo. Na página web da OIT, encontram-se vários produtos destinados a apoiar estes esforços.
A OIT estima que 6.000 trabalhadores morrem todo dia no mundo por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, cifra que parece estar aumentando. Além disso, cada ano se produz uns 270 milhões de acidentes de trabalho mortais (que resultam em um mínimo de três dias de afastamento do trabalho) e 160 milhões de casos novos de doenças profissionais. A OIT estima que o custo total destes acidentes e doenças equivalem a 4% do PIB global, ou mais de vinte vezes o montante glogal destinado à ajuda para o desenvolvimento.
A segurança e saúde no trabalho é motivo de preocupação em todo mundo para os governos, os empregadores, os trabalhadores e suas famílias. Algumas empresas são por natureza mais perigosas que outras, porém os imigrantes ou outros tipos de trabalhadores marginais correm mais riscos de sofrerem acidentes e problemas profissionas de saúde, devido ao pouco recurso financeiro que os obriga a aceitar trabalhos pouco seguros.


Fonte: http://www.ilo.org/